Consumerismo

Amigos da Rede Grobal (e quando falo rede Globo aqui nao é a Rede Globo que vcs pensam, mas a outra)…
 
 
Agora estou começando a enteder os pais de crianças que choram. Até agora o Otto não deu quase nada de trabalho, mas nos últimos dois dias mudou. Siimplesmente mudou. Nao quer dormir a noite e ficou horas chorando sem ter o que fazer…ele esta ganhando a independência de movimentação do engatinhar e isso deve mudar outras coisas nele. Agora ele começou a querer fazer as coisas no tempo dele…(E)(A)(S)(Y)
A Cris levou ele para o Pro Club na piscina e ele adorou…ele é um comilão, adora comer e é um tal de hmmm, hmmmm, hmmm pedindo para colocar a colher na boca…
 
Mudando um pouco de assunto, esta semana o lance das propagandas e marketing realmente me encheu o saco. TV, Radio, todos os lugares….eita coisa maldita. Todo mundo tentando vender produtos que nao servem para nada, tentando criar necessidades falsas, estereótipos para todo lado…alias aqui é terra da segmentação estereotipada. É MUITO mala…as empresas gastam rios de dinheiro para fazer uma campanha com gente feliz varrendo a casa por que a porra da vassoura varre melhor…tenha santa paciência…e o pior que eu sei do que está por trás disto tudo e sinto até tontura. Imagina quantas reuniões nego não fez para discutir as pesquisas para lançar a modificação na vassoura? Imagina as negociações nas redes varejistas, imagina as reuniões com o pessoal da agência discutindo detalhes totalmente irrelevantes, quantos e-mails, discussão, energia, quantos egos em jogo…realmente tem algo errado. Pô meu primeiro trabalho foi especialista de marketing de um produto de limpar panela…é isso aí senhoras e senhores, eu lia relatorio de pesquisa sobre o comportamento de como as donas de casa limpavam as panelas e o que isso significava psicológicamente para elas e para a familia (!). Fazia forecast de vendas, reunião com a fábrica para discutir estoque, fazia focus group (!!) para um produto que não faz absolutamente nada de novo, afinal todo mundo limpa panela do mesmo jeito…enfim…muita água já rolou desde os meus tempos de especialista de marketing…mas nada mudou. Tudo continua igual…ou seja hoje ainda tem um carinha lendo relatório de pesquisa tentando fazer um aumento de linha de produto, para fazer cross-sell e up-sell…aumentar a abrangência e penetração do produto, relatório de distribuição…numérica e ponderada…store-check…presença de gôndola…share…todas estas coisas. No final fica uma pergunta: qual o lado positivo do Marketing para a sociedade?? Qual é o ponto de "criar necessidades" inúteis? (sem essa de necessidades latentes…C’mon!).
 
A parte boa é que eu sei como as mulheres que areiam a panela se sentem em relação a isso…e não vou contar para ninguém..hehehe. É uma coisa que TODO MUNDO sempre quis saber…aliás é uma informação oracular, caso vocês não saibam (!!). Só eu, o Dalai Lama e o novo gerente de produto do Escocês Brilhante sabemos disso….
 
Vindo para o trabalho um dia de bicicleta eu ouvi 3 musicas na sequencia que fizeram sentido…primeiro Gustavo Santaolla soltou uma: …quem não tem pressa já está atrasado…"  logo depois o Seal soltou "…para sobreviver você precisa ser um pouco louco" e terminei a sequencia com o Tim Racional Maia trilhando o "Caminho do Beeem….não demora"…. preciso dizer mais alguma coisa?
 
Namaskar!
MW
 
 
 
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to Consumerismo

  1. Cristiane says:

    Lamento…mas eu sei porque o que dona de casa sente qdo aria uma panela…rs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s