RIFed

É isso aí amigos da Rede Grobal,
 
 
Chegou a minha vez..depois de 14 anos de vida corporativa chegou a minha vez de dizer que fui cortado…realmente é uma m…, como uma vez disse o Romário. Mas a gente relativiza…
 
Com a mudança dos caciques aqui das terras redmondianas, aprendi que os índios mudam de tribo, eles chamam de reorg, de reorganização, ou melhor dar uma balançada nos galhos para ver quem são os micos que não tão espertos…
 
E o que aconteceu é que numa segunda-feira (que aliás estava podre em casa, eu sempre sou o último a pegar as doenças…primeiro Ottão, depois a Cris e depois o marmita que vos escreve) recebo um mail do meu chefe para uma reunião as 9:00 na sala dele no dia seguinte. Achei estranho pois tínhamos feito o nosso 1:1 na quinta anterior…mas vá lá…
 
Chego na sala e tem uma pessoa que nunca vi mais gorda (depois percebi que era de RH)…meu chefe nervozaço…começou a falar: "…para a estrutura do ano que vem, a liderança decidiu cortar algumas posições, e a sua foi uma delas…" nisso ele já não conseguia mais falar…e mulher de RH, que não me lembro a cara dela continuou…"a partir do dia 5 de junho, você tem 1 mês e meio para conseguir um emprego aqui na MS e se não conseguir será desligado de empresa, recebendo um pacote especial de que se chama severance"
 
Me surpreendi o quão calmo fiquei ouvindo essa ladainha. Tentei fazer uma pergunta para a mulher sobre o meu Visto que é ligado ao trabalho na empresa…e a resposta foi mais ou menos assim…"você pode perguntar para os advogados depois, por favor nos dê licença pois temos muitas reuniões ainda no dia hoje…e ah! se eu fosse você iria para casa, pois ficar por aqui não vai ajudar em nada no seu mood e no mood do departamento"…sinistro. Mas acho que depois das noticias que recebi (o Waffle sabe o que eu estou falando) e que tive que dar (a Cris sabe do que eu estou falando)…perder o emprego ficou pequeno em termos emocionais.
 
(??) Saí e liguei para a Cris e depois para o Belinazo. Ele estava entrando numa reunião com o chefe dele…coincidência. Meia hora depois ele me liga e fala que tinha acontecido a mesma coisa com ele…
 
FACÃO!!  Tava um clima péssimo…resolvemos sair da MS.
Bom, a partir daí montamos um plano de ataque…o Marcelo já tinha conseguido uma proposta de emprego e aceitou prontamente…e eu tinha que achar algo interessante para fazer. Fomos para a Borders no redmond town center e conversamos, levamos o computador para entrar nos sites internos da MS. Almoçamos com a Maíra, Cris e o Ottão.
 
Esqueci de falar que depois de quase 3 meses de pesquisa intensa, colocamos uma oferta numa casa na noite anterior e ficamos sabendo que a oferta tinha sido aceita…e dá-lhe retirar a oferta da casa mais bacana. Paciência…não dá para dever din-din para o banco sem fluxo de caixa positivo…
 
No mesmo dia preparei o meu CV e mandei para algumas pessoas, que prontamente já começaram a me ajudar desde o princípio (inclusive o meu chefe)… O dia começou ruinzinho e terminou bem…
 
Depois de 4 semanas, 25 informationals, 3 interview loops, achei algo interessante e bacana num grupo que acha que precisa dos meus skills…mas entre nós…Cansa hein…chegava em casa bem cansado…coitada da Cris….que me ajudou muito!! Fomos comemorar o dia do FICO junto com o Marcelo e a Maíra. É o dia do FICO (vejam as fotos aí do lado), pois se eu não acho nada, temos que voltar para o Brasil provavelmente em Julho / Agosto deste ano…dia 19 de junho é conhecido como o dia do FICO.
 
Neste processo todo aprendi que não adianta reclamar pois não muda nada. A Natureza do negócio é que pessoas são um recurso que tem uma finalidade e prazo de validade. E quem reforça isso na empresa é RH…recursos humanos. A gente decide se quer ou não…se quiser, vai ter que lidar com isso a vida inteira, se não quiser, vai fazer outra coisa. É chato, ééé…é injusto, ééé…é isso, ééé. Mas e daí? Você vai fazer o quê em relação a tudo isso?? Vc precisa decidir o que quer, planejar e agir…RH é um recurso para defender os interesses da corporação e não das pessoas. Don’t get confused!
 
Aprendi também que a postura positiva só ajuda… Não me entenda mal…nada de ingenuidade…mas traçar um plano e mão na massa…deu errado, sacode a poeira e  bóra para o próximo.
 
Agora o máximo aprendizado depois do Tsunami (como eu e Marcelo chamamos  isso) foi algo que o filósofo Epicuro já identificou um par de milênios atrás, mas que às vezes a gente esquece…o que vale desta existência são os amigos que a gente faz…são as amizades. Com tudo isso eu fiquei com um sentimento de alegria de poder olhar para trás e ver quantos amigos já fiz na minha vida e como sou grato a eles. Perto ou longe, vivo ou morto eles fazem toda a diferença, pois moram no meu coração.
 
Namaskar!
MW
 
PS. O título deste post vem do acronimo criado para este processo todo: Reduction In Force = RIF
PPS. Vale a pena ler este texto no Blog do Panelli
 
This entry was posted in Health and wellness. Bookmark the permalink.

5 Responses to RIFed

  1. Thales says:

    Cara, ainda bem que eu só fiquei sabendo agora, senão teria ficado na aflição. Legal que você conseguiu uma nova posição, e muito legal que você manteve a atitude positiva.
     
    Falando egoisticamente, nós teríamos ficado muito tristes se vocês decidissem ir embora. Na nossa escala de 0 a 100, vocês são nota 1000.

  2. Luiz Marcelo says:

    DIA FELIZ !
    Micha, fiquei realmente feliz em ter dado certo, apesar das dificuldades !
    No final o que a gente aprende é isto mesmo que vc escreveu … que algumas coisas são passíveis de mudanças rápidas como uma corversa no final do dia, ou um telefonema. O mundo não muda … a gente muda. E aprende a lidar melhor com estas circunstancias.
    Net: o dia do FICO é duplamente feliz: primeiro por ter dado certo com o que vcs queriam, segundo porque o Michael é um cara ainda melhor após tudo isto.
    Abraço saudoso … Piu 

  3. Ivone beatriz says:

     tai filhao e isso ai…. tens razao ! sei q tudo isso q passaram foi muito dificel  mas tb  se pode perceber oqto somos vulneraveis e efemeros …. em todos sentidos de nossa existencia …. e q nada ( mas nada mesmo ) e mais importante do q a preservaçao da vida e dos  amigos e de 1 existencia vivida em sua maior plenitude …. infelizmente  isto a gente so aprende dando cabeçada …. e as x  sao tao fortes ( as cabeçadas ) q a gente nao sabe mais como levantar a cabeça …. mas a gente levanta  e ainda diz ( poe dignidade nisto ….. sinto nao ter podido escutar mais …. mas nestas horas a gente percebe as pessoas  douradas q envolvem a gente …e de como somos seres muito sortudos !e nao esquecemos nenhum minuto de agradecer ao universo q ele esta nos dando tantas oportunidades !namaskar fi  beijos mae !

  4. Maíra says:

    Michael e cia.
    Vocês sabem que eu e o Marcelo ficamos muito felizes com o dia do FICO. Fiquei bastante emocionada por sinal.🙂
    Vocês são parte da nossa família aqui e a torcida e o pensamento positivo aconteceram desde o primeiro momento.
    Agora bora atrás do Green Card! Assim, a gente decide se quer voltar pra casa, não a empresa.
    Beijos!
    Maíra

  5. Unknown says:

    wow gold US Serverwow gold24.99$/1000G onwow gold sell! Cheap wow gold,wow gold,wow gold,Buy Cheapest/Safe/Fast WoW US EU wow gold Power leveling wow gold from the time you World of Warcraft gold ordered!

    wow power leveling wow power leveling power leveling wow power leveling wow powerleveling wow power levelingcheap wow power leveling wow power leveling buy wow power leveling wow power leveling buy power leveling wow power leveling cheap power leveling wow power leveling wow power leveling wow power leveling wow powerleveling wow power leveling power leveling wow power leveling wow powerleveling wow power leveling buy rolex cheap rolex wow gold wow gold wow gold wow gold -52320239027977

Leave a Reply

