Rainier Summit

É isso aí amigos da Rede Globo…

Conseguimos. Chegamos ao cume do Mt Rainier. Fica a 4.384m (como vc já leram embaixo)…e na realidade é mais alto do que eu imaginava. Eu já tinha escalado umas montanhas na Bolivia e no Peru que eram (bem) mais altas do que isso…ilusão a minha achar que isso faria alguma diferença. Eu vou escrever o relato da viagem em outro momento, algumas fotos vocês poder ver aí do lado esquerdo nas fotos, ou aqui:  http://www.flickr.com/photos/garagorn/sets/72157606373028454/

Só tenho uma coisa a dizer, a escalada do Rainier para mim foi um exercício puramente mental. 100%… e ponto final. Explico: Entendo que corpo e mente são a mesma coisa mas em diferentes níveis de sutileza. O que eu não entendia era a correlação hierárquica entre elas (sei que vou confundir alguns, mas sim, algo pode ser a mesma coisa e estar em diferentes níveis). Se você não se exercitar e deixar a parte física da sua mente preparada…você não vai atingir o cume e ponto…e ainda vai sofrer pelos erros (lesões, dores, etc). Isso é meio que um pre-requisito e é a parte mais fácil da escalada…90% das pessoas com quem falo acha que isso é suficiente…não é.

Outro componente da mente é capacidade de raciocinio logico. Aqui entra toda a logística de planejamento, quais materiais de suporte eu preciso (água, nutrientes, informação, treinamento, experiência) e mais importante é o que funciona para mim (experiência, por exemplo: qual bota não enche meu pé de bolhas, qual comida dá azia, quando deve-se comer). Se você não for humilde e sensível para entender isso a fundo, vai pagar o preço nas montanhas.

Uma terceira faceta da mente é como o grupo funciona. Se você não estiver escalando solo, a forma como as pessoas se relacionam cria um ambiente que pode catalizar ou destruir a experiência na montanha. O interessante aqui é o timing e como o processo de comunicação é importante.  Timing porque quando você se sente forte, outro pode estar sofrendo…muito. Se você não internalizar que ou o grupo chega junto ou não chega, cria um processo onde a energia da ambição vira frustração…e isso é receita de momentos ruins. Por outro lado se o time esta unificado, mesmo que você esteja passando (muito) mal o mindset do grupo não deixa você desisitir tão fácil, cria um tipo de escudo psicológico que reforça a mente.

Dificil de explicar é o que eu classifico como aprendizado do pseudo-limite da capacidade . É como se você tivesse que se colocar no limite da sua capacidade (de julgamento, física, psicologica) para entender que você ainda esta longe do limite. Sei que é confuso…mas não consigo explicar melhor, mas só tem um jeito de vc entender…escalado. Conceitualmente parece fácil, mas na realidade é um pouco insano, pois vai contra o que os instintos de auto-preservação que fizeram com que nossa espécie chegasse onde chegamos…mas ao mesmo tempo remonta à extrema flexibidade de adaptação dos seres humanos. Isso é puramente mental.

Inspira, move o pé esquerdo, expira, move o pé direito…segura o vômito…putz que lugar lindo…anda rápido aqui…inspira…move o pé esquerdo de novo…não vai escorregar nessa pedra solta…putz como eu to fraco…expira fundo…agora não vai ter jeito…segura o vomito de novo…zonzo…nossa o sol ta nascendo…vou começar a sentir as mãos de novo…inspira…move o pé direito. Isso foi o relato de cerca de 1 metro de progressão. Imagina isso por quase quatro horas….

It is Mind over Matter…no doubt!

Namaskar!

Sunrise from Emmons Glacier by GaryRitchie.  Michael, Rick, Gary, and Doug Preparing to Descend by GaryRitchie.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to Rainier Summit

  1. Ivone beatriz says:

    e verdadeiro mesmo … e achoq esta tua teoria nao e so pra escalada …e tb para vida em geral …. pois temos estes desafios todos os dias  para podermos dar valor ao q somos e a q viemos a… estou muito querendo falar comvc ! saudades mae voni oma
     

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s