Eiger…

Bem amigos da rede Globo,
 
Depois de muito esperar, finalmente vi o filme Eiger Nordwand no Netflix. Agora tá no play now (Obrigado Lorenzo pela dica!!!)…é um filme que deixa a gente nervoso…realmente os caras que escalavam nos tempos antigos eram feitos de outro material…corda de cânhamo, luva de lã, que Gore-Tex que nada…o filme é basicamente a estória de dois amigos que tentam escalar a face norte do Eiger em 1935, quando não haviam conquistado o pico e era considerado o último problema dos alpes. O Filme é alemão e retrata um período pré 2a. guerra, mas quase que estourando…mostra um pouco da rixa entre austríacos e alemães…
 
Um fato que eu não sabia é que o nome Eiger é uma derivação da palavra Ogro, que imaginavam que todos que tentassem escalar essa montanha sofreriam na mãos do Ogro ou com amputações ou morte. Com a evolução da escalada, o Eiger ainda é um feito marcante no alpinismo, necessita preparo físico, psicológico e principalmente habilidade para lidar com o inesperado (o tempo não é nada estável). O Imax fez um documentário imperdível, uma verdadeira preciosidade de imagens maravilhosas:
 
Mas o que mais impressiona na evolução da escalada é que agora o Eiger é "soloed" por algumas pessoas…ou seja o camarada não só escala o Eiger, mas como faz isso sozinho e sem equipamento de segurança nenhum…algo totalmente alienígena 10 anos atrás. Um desses caras é o Dean Potter…eu acho que já escrevi sobre ele aqui, mas vale ver este vídeo sobre a escalada dele do Eiger e como ele está misturando escalada com outros esportes. Ele me parece um cara que tem atingiu um certo auto-conhecimento de tal que ele se transforma na montanha, ele não luta contra ela…parece que ele segue a dicas que a montanha dá. Taí um cara que eu gostaria de conversar tomando um chocolate quente olhando as Torres del Paine e ouvir as estórias do figura.
 
 
A Anna está crescendo e ela adora fazer uns barulhos que parecem de pum com boca…muito bonitinha. Ela não é muito de ficar se pegando com ninguém e está quase que ficando de pé e dando uns passinhos sozinha. É super curiosa e adora comer sozinha. Quando não gosta de alguma coisa, joga longe!!!
 
É isso aí.
Namaskar para todos
MW
This entry was posted in Travel. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s