Canoe Peak & Bare Mountain

Alo amigos da rede Globo,

Esse vai ser um relato mais detalhado…

Depois de um período de descanso das escaladas o Samona me falou que tinha conversado com o Dave e com o Mike Long e que ele iriam fazer um exploração de uma região aqui perto de North Bend. Mandei um mail falando que gostaria de ir com eles, prontamente aceito por eles.

Nos econtramos às 6 da manhã no Tullys no sul de Bellevue, na I-90. Quando eu vou para estes outings eu já fico empolgado na noite anterior, arrumando a mochila, pesquisando mapas e lendo trip reports…dessa vez não tinha mapa (nao tem impressora) entao escrevi um descritivo da rota que eu faria num papelzinho (nao muito útil). Cris, Ottão e Anna foram me levar…valeu Cris!!!

Saímos umas 6:20 do Tullys e fomos para Bend. EM Bend pegamos uma rua que se chama North Fork Road e depois uma ruazinha Forest Road 57, foram 23 milhas de estrada de terra, com uma quantidade considerável de buracos. O Mike tem um Outback 2010 V6…impressionante o que o carro absorve a buraqueira..é é muito confortável atrás. Ele trabalha na boeing e conseguiu um bom desconto pois a Subaru (Fuji) fornece para o 787…

Chegamos na entrada da trilha umas 7:30AM e começamos a caminhar ao redor das 7:45AM. O objetivo era mandar primeiro o pico mais obscuro, Canoe e depois fazer uma travessia sem perder muita altitude para o outro pico, o Bare. Caminhamos ao redor de 1 hora até atingir o primeiro “switchback”…nesse lugar nos pegamos uma trilha alternativa e cruzamos um campo de samambaias ainda bem molhadas pelo sereno (todo mundo ficou ensopado). Vegetação estava meio cerrada mas fácil de passar. Chegamos em um lugar que tinha uns restos de equipamento utilizado para mineração. Com mais ou menos 2 horas de caminhada chegamos meio que num salão cercado de montanhas por todos os lados…agora faltava identificar qual era o Canoe e decidir pela rota mais indicada (não levamos corda nem nada). Decidimos seguir um pouco pelo talus (tipo um campo de pedras com tamanho variado) e depois cortar por uma vegetação para atingir uma outra mina que estava no lado da montanha que estava na nossa frente. Essa travessia da mata foi bem legal (o que se chama aqui de bushwacking)…pelo menos os Devil’s Club ainda estão bem tímidos. Seguimos um bom trecho pelo riacho que descia da montanha e se provou uma decisão boa, pois estava fácil de andar pelas pedras (eu ADORO andar pelas pedras, acho que resquício das minhas ferias com o Thomas e o Ike em Porto Belo e na praia das Tainhas). A gente ia subir na interligação entre as montanhas (eles chama de saddle aqui), pegar o ridge e seguir ate o pico do Canoe…e foi exatamente o que fizemos.

Antes de ganhar o colo entre as montanhas a gente chegou num lago que se chama Bear Lakes (no mapa eram dois mas só vimos um, mesmo de cima). Para dar uma idéia dá uma olhada no mapa abaixo a rota que fizemos em vermelho (aproximada):

image

Depois de chegarmos no colo, reforçamos as garrafas com água de neve e comemos um pouco antes de seguir pelo ridge para o Canoe. Para a travessia até o Bare seguimos pelo ridge de volta e cruzamos uma área de Talus bem pesada, nisto tivemos a visão de dois lagos (Paradise Lakes) muuuuito azuis. Tentamos manter altitude o máximo possível. Eu aproveitei para brincar um pouco nos boulders e acabei tendo que fazer um “mantle” gastando mais energia do que gostaria, mas foi divertido…

Chegando no outro colo foi fácil a travessia e acabamos na parte superior da Bare Mountain e depois foi só seguir a trilha de volta para o carro. Eu imagino que andamos umas 10 a 12 milhas no total, mas pode ter sido menos, pois andar no ridge e atraves de árvores e arbustos toma tempo. O dia em termos de altitude foi mais ou menos assim:

image

Como um bônus na volta passamos por uma cachoeira que ate tinha um escorregador, mas a agua estava muito gelada, bom para refrescarmos a molera Smile
Foi um dia cheio (quase que 10h de caminhada) e muito gostoso. Vou publicar os videos depois, mas aqui tem algumas fotos para conferir:

Namaskar!

MW

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s