Queria ser um pássaro (como dizia meu amigo Guigo)

Alô amigos da rede Global,

Casa vazia, sem barulhos e bagunças. Briquedos arrumados…estranho, tudo muito estranho. O verão já está desistindo, fraquinho demais. Aqui o verão precisa tomar Sustagem e a gente vitamina D…na veia.

Hoje observei os passarinhos do lago Sammamish, não que sejam passarinhos no mesmo sentido das rolinhas ou pardal, pois estou falando daquelas águias carecas gigantes e umas garças, gaivotas, corvos e às vezes um cormorão perdido. Rola uma competição feroz entre eles, mas o fato é que eles é que são espertos. São muito desenvolvidos, mas muito mesmo…eles devem olhar os outros animais com desdém: Olha lá em embaixo esses outros seres pesados que precisam se arrastar de um lugar para outro, enchergam mal e ficam presos nas duas dimensões e acham que vivem em 3D…tipo, nós animais terrestres, vivemos em TV convencional e os pássaros já estão em 3D Super HD Master Blaster Hiper.

Eles não ficam perdidos nem presos por nada, quer cruzar o lago para checar do outro lado? Vai…Quer roubar os macacos que não sobem em árvores e deixam toda a comida em cima da mesa? Vai… Quer ver o pôr-do-sol por mais tempo?, sobe na árvore… quer mais ainda? sobe na montanha…cansou? plana de volta para casa. Lembrei de quando li no alto da minha infância, Fernão Capelo Gaivota, achei um livro esquisito, li muito cedo. Hoje o livro faz mais sentido quando considerada à luz da evolução espiritual, parafraseando Dobzhansky “Nada na biologia faz sentido, exceto à luz da evolução” e nesse sentido, os pássaros matam a pau. Sei que não existe um grau de evolução, mas apenas características primitivas (ou plesiomórficas como preferem os biólogos) e  recentes, mas se tivéssemos uma graduação, estas criaturas estariam junto com as orquídeas no trono evolutivo da bolinha azul escondida num canto insignificante da periferia de uma das 100 bilhões de estrelas de uma das milhares de galáxias.

Segue alguns videos da vida no ápice da bolinha azul:

Watch A Murder of Crows on PBS. Você se acha inteligente, veja o que os Corvos sabem…

Watch Hummingbirds: Magic in the Air on PBS. Você se acha atleta, veja o que os beija-flores fazem…

 

Watch American Eagle on PBS. Águia careca, aqui do lado de casa tem 14 destas vivendo…

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s