Políticos…

Alô amigos da rede global,

Eu não sou um expert em política, nem tenho especial interesse…e isso é uma falha muito grande. Um abismo que ainda preciso fechar de alguma forma, preciso ficar mais informado e quem sabe um dia dedicar alguns meses para isso.

Mas eu tenho uma estória para contar da minha experiência aqui no estado de Washington, mais precisamente na cidade de Seattle.

Para se chegar de onde moro em Seattle, é necessário cruzar um mega lago, que chama-se Lake Washington. Para cruzar para o outro lado, é possível usar duas pontes, uma mais nova, que vai pela I-90 e outra mais antiga, que se chama SR-520. A 520 é uma ponte flutuante (!!) um feito interessante, quando barcos precisam passar de um lado para o outro no lago, mas o fato é que a 520 é utilizada pela maioria das pessoas que trabalham na MS ou qualquer um que more em Bellevue ou Redmond, pois é mais conveniente. A 520  tem apenas 2 faixas de cada lado e isso é um dos causadores de tráfego, pois em horario de pico, tudo se mistura, onibus, carros, motos…

Já há uns tempos, estão cobrando pedágio na 520 para fundear a construção de uma ponte mais moderna e que facilite a vida de quem precisa cruzar o lago. O projeto é maravilhoso, mas com um porém….esqueceram de incluir uma faixa de pedestre / bicicleta. Uma falha grave na minha opinião, ainda mais num lugar como aqui, onde os pedestres e ciclistas são tão engajados. Eu peguei um modelo de carta de uma associação de ciclistas e mandei um mail para o representante da minha região e copiei o representante que está gerenciando o projeto da ponte, explicando a importância dos pedestres e ciclistas e expressando o meu apoio para que seja revisto o projeto e incluída a tal faixa.

Demorou 1 semana e eu, sendo brasileiro, imaginei que o mail tinha sido enterrado no buraco negro da política…e de repente veio uma resposta do Gerente do Projeto: “

The City Council will consider my Resolution on design recommendations at our meeting on Tuesday, January 22. As Chair of the Committee on the SR 520 Project, I will recommend that we reexamine and consider a wider range of options to improve bicycle and pedestrian connections around the Montlake interchange, on the Montlake Lid, and throughout the nearby neighborhoods. I will also recommend that we ask WSDOT to develop options to add a bicycle and pedestrian path to the Portage Bay Bridge. I expect that the Mayor and Council will support this resolution

The challenge for WSDOT and the City will be to reconcile efforts supported by numerous neighborhood organizations to reduce the width of the Portage Bay Bridge with our interest in adding a bicycle/pedestrian path. I will urge the designers to look at the widest array of possible options in order to find the best design that meets both of those goals.
It is important to note that WSDOT does not have the money to complete SR 520 on the Seattle side. If we want to have these bicycle connections, we must secure more funding, and tolling the I-90 Bridge has been identified by the State as a key element in their funding plan. This will, however, require authorization by the State Legislature

Surpresa!! Alguém lê, filtra e pelo menos responde aos e-mails de forma coerente. Mas não é só isso…o meu representante também respondeu, só que tinha ido diretamente para o meu filtro de junk, e ele tinha respondido no dia seguinte ao meu e-mail, um DIA para responder:

I am interested in seeing a bike and pedestrian trail on the Portage Bay portion of the bridge, with minimal expansion of the size of the bridge. I support asking WSDOT to develop options to accomplish this. I also support improving bicycle and pedestrian access to improve pedestrian and bicycle accessibility and safety in the Montlake area, and adjacent neighborhoods.

No mesmo dia 27, eu recebi um mail do gabinete do prefeito de Seattle, que era referente à uma trilha muito famosa para pedalar de Seattle até o Eastside (Burke-Gilman). Eles me colocaram num grupo de ciclistas que se comunicam com o governo:

Today we announced a series of road safety improvements to streets and intersections in Ballard. We also announced that the City will conduct a full Environmental Impact Statement study for the project to complete the “Missing Link” of the Burke-Gilman Trail in Ballard. We are eager to complete the Missing Link, and conducting a full EIS is the best way to break the legal log jam on this project. We are also moving ahead on safety improvements on the street that can be implemented quickly to help everyone share the road.

Eu preciso dizer que fiquei estupefato com as respostas. Agora eu sei que no dia 22 de janeiro será votada a extensão da ponte para pedestres e ciclistas. No dia 23 eu conto para vocês o que virou isso…será que aqui sempre foi assim? Será que no Brasil foi assim alguma vez? Como que se faz para se comunicar com os representantes de Sao Paulo? Será que alguém sabe quem eles são?  Será que alguém se lembra em quem votou? Será que alguém sabe se eles estão defendendo os interesses da população ou os interesses deles mesmo?

Somente uma curiosidade: o filósofo Aristoteles classificava os tipos de governo da seguinte forma:

image

Nesse caso, eu acho que se aplica perfeitamente o termo Oligarquia para o regime que temos no Brasil…e pensando bem nos Estados Unidos esta’ para uma Democracia dos que participam da cena politica… Sera’ que existe algum lugar onde a Poli-cia e’ praticada?

Namaskar!

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

