10 coisas sobre o sono…

Alo amigos da rede Global,

Mais um post curto, com observacoes sobre a irrealidade individual.

Como alguns de vocês sabem eu sou fã de experimentos. Com alimentacão, exercicio, consciência, etc…meros atributos da vida cotidiana. Um destes atributos é o sono….logico que vai além do aspecto biológico e histórico de dormir. Ouvi uns podcasts da Science Friday sobre a evolucao do sono nos mamiferos e nos hominideos e o sono de 8 horas é algo muito recente na nossa evolucão. Historicamente o ser humano precisava cuidar do fogo, dos animais, da protecao da prole…simplesmente o conceito de 8 horas de sono initerrupto não existia. E nas outras formas de vida alguns animais nunca dormem com o cerebro de uma vez…eles descansam metado do cerebro de cada vez…já pararam para pensar como os mamíferos marinhos dormem? Baleias e golfinhos precisa respirar a cada X minutos…daí ter um cerebro que dorme metade de casa vez ajuda…

Eu quando voltei da Europa tenho tentado manter um horario quase que brasileiro em Seattle…ou seja eu acordo umas 4-4:30 da manhã e vou dormir umas 9-9:30 da noite (quase junto com as crianças). Logico que nao consigo fazer isso sempre…..mas aqui vão os meus achados:

1. A primeira parte do sono quando eu durmo cedo é MUITO restauradora. Eu tenho a teoria que é quase na proporção de 1:2, ou seja cada hora de sono acaba valendo por 2 horas de sono em outro horario. Isso vale tipo até a meia-noite…ou seja se eu dormir as 9pm, estas 3 horas de sono até a meia noite valem por 6…teoricamente se eu dormir ate as 2 da manhã já estou descansado suficiente para o próximo dia. Não que eu acorde, mas se acordar não perco nada em qualidade de descanso.

2. Depois de meia-noite a qualidade de descanso degrada. Chega pela metade lá pelas 2am. Ou seja cada hora vale por meia hora de descanso. A forma que isso se manifesta é no arrasto de manhã e a sensação de ressaca.

3. A ultima refeição antes de dormir faz diferença na qualidade do sono. Açaí estraga tudo além de causar um certo atraso nos movimentos peristálticos…chocolate não é nada bom…o melhor é comer no máximo tipo umas 7:00pm e tomar um chá morno antes de dormir.

4. O quarto precisa estar 100% escuro e frio. Luz e ambientes quentes tornam a propensão marginal pesadelística muito alta. Temperatura ideal para dormir: 15 a 17 C. Com cobertor…idealmente lavar os pulsos e braços com agua bem gelada. Escovar os dentes também é bom e conserva as bactérias bucais ativas na reprodução incessante.

5. Sem travesseiros embaixo da cabeça, mas com o travesseiro em cima da testa. Esta vai ser dificil de explicar sem uma foto Tosca que eu não tenho. Mas faz diferença, deve ser por que a gente precisa de proteção, algo que vem dos nossos antepassados. Mas funciona.

6. Respirações profundas e ritmadas induzem ao sono. Ter acordado às 4:00 da manhã também…

7. Nunca tomar café ou comer proteína com salada antes de dormir. Não comer depois das 8:00pm…especialmente se você é brasileiro e mora em São Paulo. Acho que tem a ver com os gremlins que moram de favor no seu intestino grosso. Pesquise no Google para achar os detalhes deste fenômeno.

8. Stress em geral, mas especialmente dívida e problemas crônicos de coluna lombar impedem uma reação química que permite o sono de se perpetuar. Entao a gente adormece e acorda assustado…ou pode ser o nervo pinçado doendo novamente.

9. Se você tiver com o corpo doendo de tanto exercício, o sono é com mesmo sem todas estas frescuras e com o buxo cheio de feijoada.

10. To com sono e vou dormir…

Namaskar

MW

 

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to 10 coisas sobre o sono…

  1. Ferapacci says:

    ok, o primeiro parágrafo me iluminou. são 3h da matina, resolvi aproveitar a insônia pra atualizar cmv e passar por aqui. bjs

Leave a Reply

